Blog

Ideias

Arquivo em ordem combate o desvio de verbas nas organizações

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

 

Enquanto a concorrência fica mais competitiva, e os consumidores, mais exigentes, o maior desafio para o crescimento de uma empresa pode estar dentro dela, e não fora.

 

Não é incomum que desvios de verbas e fraudes ocorram ao longo de meses, às vezes anos, sem serem descobertos, comprometendo o lucro e emperrando investimentos.

 

Se a Operação Lava Jato tem levado grandes organizações e seus donos e diretores aos tribunais — e, em alguns casos, à prisão —, boa parte da iniciativa privada no Brasil ainda precisa aprimorar o controle de gastos para evitar que golpes desse tipo não deteriorem seus resultados nem causem problemas a terceiros.

 

A experiência mostra que uma das fraudes mais frequentes numa firma é o desvio de pequenas quantias de dinheiro que, se somadas, resultam numa grande subtração do capital da empresa.

 

A falta de controle sobre quem executa reembolso de despesas, por exemplo, é um prato cheio para gente mal-intencionada. Torna possível desviar os ressarcimentos em nome de uma pessoa para a conta corrente de outra.

 

Isso acontece sem que sistemas eletrônicos como o ERP (Enterprise Resource Planning, ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”), popular em departamentos financeiros, consiga detectar que há algo de errado, porque normalmente as empresas trabalham com alçadas de aprovação, e valores relativamente baixos são reembolsados sem aprovação de superiores.

 

Outra ocorrência comum é o roubo de senhas, que pode embaralhar o jogo de responsabilidades por mau uso da verba corporativa. Nesses casos, os sistemas podem rastrear quem fez o quê, quando e como, porém é necessário ir além do que as máquinas registram e mostrar quem usurpou o acesso de quem. Uma política de TI inteligente e cautelosa costuma assegurar que transgressões desse tipo não aconteçam.

 

A sua empresa monitora gastos e se previne contra desvios e fraudes? Conte para a gente na seção de comentários.

 


Tags: - - - -