fbpx

Construtora foca em gestão por informação e ‘turbina’ vendas online

Uma série de prédios fortemente coloridos fotografados de baixo para cima, nas cores vermelho, amarelo e verde, sob um céu nublado.

A exemplo de diversos setores da economia brasileira, o mercado imobiliário vem atravessando um 2017 pouco auspicioso. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano já começou com valores financiados 7% menores e redução de 10% no número de unidades com relação ao início de 2016 — que, por sua vez, era um período em que a conjuntura financeira já estava desfavorável, de modo geral. Ainda assim, uma incorporadora de São Paulo conseguiu alcançar mais clientes via internet e encontrar uma solução em meio à crise. Como? Investindo em uma gestão por informação mais inteligente, feita a partir de dados coletados internamente e externamente.

A Trisul acumula mais de três décadas de trajetória. Porém, a exemplo da maioria de suas pares, vinha sofrendo os efeitos do pessimismo e da instabilidade do país. Mas, em vez de se conformar em reduzir suas operações e esperar (sabe-se lá por quanto tempo…) por um momento mais propício para os negócios, a empresa voltou seus aportes para consultoria de mercado, marketing digital e business intelligence, isto é, implementou um uso mais sofisticado de informações que passou a monitorar e coletar no seu ramo de atuação e na própria dinâmica interna da organização.

Após contratar um serviço terceirizado, a construtora pôde compreender como prospectar clientes de modo mais assertivo, sobretudo no ambiente online. Resultado: os consumidores vindos por meio da internet passaram de 12% do total para 35%, mais de um terço.

Dessa maneira, um negócio ainda muito baseado em divulgação por suportes físicos — vide os panfletos distribuídos nos faróis e os metros quadrados de anúncios em jornais impressos — conseguiu acessar um público ainda pouco explorado no Brasil, disponível via internet por meio de redes sociais e anúncios georreferenciados em sites de busca.

E o seu negócio, tem conseguido fazer um uso inteligente das informações ou sofre passivamente as intempéries da economia?

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação inteligência artificial LGPD memória corporativa normas planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!