fbpx

Diagnóstico: o começo de tudo

Foto de mulher usando óculos de grau enquanto olha para um acervo de livros, existe uma prateleira de livros desfocados em primeiro plano.

Na semana passada, falamos sobre a importância de se respeitarem as etapas de um processo de gestão documental. Hoje, iniciamos uma série de três artigos rápidos sobre as primeiras três fases, fundamentais. A começar, claro, pelo diagnóstico de um acervo.

O diagnóstico de um acervo é a base sólida sobre a qual repousa toda a estrutura da gestão documental. Por meio da aplicação de questionários aos colaboradores de uma organização responsáveis pelo arquivo, é feito nesta etapa um levantamento minucioso dos procedimentos adotados em relação aos itens armazenados, além de verificar quantos são esses itens.

Esse “raio-x” permite não apenas identificar o que funciona, mas, principalmente, o que não funciona quando o assunto é a ordenação de documentos. Observam-se detalhes cruciais, como quais itens são mantidos em (ou rotulados como) arquivo ativo e inativo, mais conhecido como “arquivo morto”, termo evitado por especialistas. Além disso, são medidos os critérios para descartar um documento ou mantê-lo guardado.

Na Redata, sugerimos, ainda antes de iniciar o diagnóstico de um acervo, que todo o projeto de organização da informação seja explicado aos funcionários da empresa contratante. Essa prática facilita significativamente a compreensão do trabalho e proporciona a ambas as partes uma visão mais sistêmica do todo.

Esse entendimento prévio não apenas garante uma colaboração mais eficiente, mas também promove uma conscientização sobre a importância do processo de gestão documental para a eficiência operacional. A partir daí, torna-se (bem mais) simples partir para a fase seguinte, a revisão, tema do nosso próximo texto. Então, até lá!

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!