Blog

Negócios

Informação na saúde: dados vitais

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Certa vez noticiamos na página oficial da Redata no Facebook que a Elsevier, uma das maiores editoras de literatura médica e científica do planeta, disponibilizou seu acervo de pesquisas e periódicos voltados para o zika vírus, a atual febre — literalmente falando — no universo da saúde.

“Todas as informações disponíveis […] são geradas por médicos e editores profissionais. O conteúdo é atualizado diariamente com as mais recentes pesquisas e informações baseadas em evidências disponíveis”, informa o comunicado oficial da empresa sobre a novidade.

Decisões dessa natureza, em prol do compartilhamento e em detrimento da exclusividade, são cada vez mais comuns num mundo onde as prioridades se sucedem com urgência e os riscos são crescentes.

É vital preservar informações estratégicas, qualquer que seja o negócio em questão. Porém estar atento às demandas da sociedade gera uma visibilidade que nenhuma grande patente é capaz de angariar.

A saúde pública pode ser aprimorada graças a interesses privados, desde que, claro, estes sejam éticos e bem direcionados.


Tags: - -