fbpx

Sinergia com o Jurídico é fundamental para a defesa do seu negócio

Uma balança de modelo antigo, com o lado esquerdo mais pesado do que o direito, sobre uma superfície de madeira, com o fundo desfocado.

Por que, em algumas empresas, mesmo que o departamento jurídico conte com profissionais competentes e infraestrutura satisfatória, os resultados deixam a desejar e a firma precisa mobilizar recursos para resolver antigos e novos problemas de ordem legal?

A resposta pode estar na interface dessa área com os demais setores da organização.

Os documentos armazenados para e/ou pelo Jurídico devem seguir uma série de pré-requisitos para terem validade perante um tribunal. Os advogados e paralegais da área estão atentos a isso, certamente, mas contar com a cooperação ativa de outras áreas reduz o número de falhas, agiliza processos e pode ser decisivo em um momento em que a empresa precisa se defender ou prestar satisfações.

Contratos são um bom exemplo de documento com exigências e formalidades padronizadas. Além de ter um escopo predefinido, um contrato deve ser adequadamente preenchido — especificando quem são as partes e onde podem ser encontradas, o objeto acordado (como um serviço a ser prestado, por exemplo), detalhes do vínculo que une as partes, data(s) e assinaturas, tanto das partes (ou de seus representantes legais) quanto de testemunhas, estas frequentemente negligenciadas.

Caso não cumpra esses requisitos, o documento deve retornar ao setor que o originou para que as imprecisões sejam corrigidas, ou para que campos em branco recebam o conteúdo faltante.

Todo esse trâmite pode ser agilizado com o encorajamento da sinergia entre os diferentes setores da empresa com o departamento jurídico. O ideal é que essa harmonização se dê formalmente, de preferência com oficinas ou workshops que levem colaboradores de áreas distintas a conhecerem:

  • o básico sobre documentação legal e como deve ser preenchida;
  • a importância de se observar esses padrões para garantir a segurança jurídica da empresa;
  • o preenchimento adequado e correto dos sistemas ou repositórios que gerenciam esses contratos;
  • as etapas que um documento percorre na organização, que compõem o chamado fluxo de informação.

Com esses itens elementares esclarecidos entre as áreas da empresa e com o consenso de que é preciso respeitá-los e estar alerta para eventuais deficiências, o risco de “apagões” no departamento jurídico, “sumiço” de papéis ou excesso de contratos incorretamente preenchidos será bem menor. O seu negócio está ciente dos benefícios de um Jurídico em sintonia com o restante da empresa?

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação inteligência artificial LGPD memória corporativa normas planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!