fbpx

A modernização da gestão de documentos na área da saúde

Duas pessoas vestidas de médico estão sentados junto a uma mesa, uma está mexendo em um notebook enquanto a outra pessoa olha um tablet.

O setor da saúde acelerou a modernização tecnológica em função da pandemia da COVID-19. Este período marcou também uma maior preocupação da população com a saúde preventiva, o que aumentou o volume de exames e consultas de diferentes especialidades, incluindo a saúde mental. Fato é que este trabalho se mostra cada dia mais essencial, mas há um recurso que pode ser utilizado para otimizar a prestação de serviços de saúde: a gestão de documentos.

O Conselho Nacional de Arquivos possui uma Câmara Setorial específica sobre Instituições de Saúde: a CSAIS. A Câmara Setorial de Saúde estuda e propõe diretrizes para a organização, guarda, preservação, destinação e acesso a documentos em arquivos de instituições de saúde. Seguir estas diretrizes permite a hospitais, consultórios, laboratórios entre outros que possuam prontuário e histórico dos pacientes. 

Health Techs e a big data do diagnóstico

Exemplos de aplicação da big data ao setor da saúde, são as health techs que ajudam as pessoas a rastrearem suas ancestralidades. Ao explorar suas origens familiares, as pessoas descobrem tendências crônicas e pontos de atenção que devem observar. Testes genéticos vêm se popularizando na Europa e América do Norte. A acurácia do rastreamento cresce no Brasil, porém, a dificuldade na América Latina em melhorar decorre da falta de dados organizados.

Aproveitar o conhecimento contido nas informações sobre saúde dos pacientes é um desafio. Os resultados de exames não apenas diagnosticam o paciente, mas também indicam a direção para a alocação de recursos. Neste sentido, os valores ESG prezados pela gestão documental transcendem a governança e transparência, impactando positivamente comunidades inteiras pela prestação de serviços ao setor de saúde e reforçando o valor social deste serviço.

Órgãos regulatórios de saúde

Desafios de organização documental se aplicam a diferentes setores da economia, mas é perceptível no dia-a-dia da Redata que os setores de saúde, cosmético e farmacêutico   estão entre os nichos que mais demandam por gestão de documentos porque estão sob vigilância de órgãos regulatórios rígidos e consolidados, cujo trabalho em fiscalizar e coordenar o setor da saúde é mundialmente reconhecido.

Exemplo mundial da transparência dos órgãos regulatórios em  questões de saúde, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária emite os certificados e laudos de funcionamento de prestadores de serviços e fabricantes de produtos medicamentosos, cosméticos, saneantes, entre outros. A empresa deve obter a autorização do órgão regulatório para atender a esses mercados. Além disso, autarquias profissionais e órgãos estaduais fiscalizam e normatizam diferentes práticas, como é o exemplo do trabalho do Conselho Federal de Medicina diante das práticas médicas. Outros órgãos regulatórios, como sociedades médicas de diferentes especialidades, também fiscalizam a classe. Eles fazem isso a partir de certificados, documentos e provas que garantem a lisura e transparência dos serviços de saúde. Você deseja conhecer mais serviços que a gestão documental pode facilitar? Conheça a Redata, nossas soluções e confira nossas redes sociais!

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!