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Como você organiza seu arquivo de documentos pessoais?

quinta-feira, 9 de julho de 2020


Veja as dicas de organização em nosso e-book


A reunião e guarda de documentos ou itens que sirvam de fonte de informação caracterizam um arquivo, presente em ambientes corporativos, públicos e privados.

Um arquivo pessoal abrange desde documentos e itens da burocracia da vida até os que carregam as memórias de um tempo, de um sentimento, de relações pessoais. Pode ser a reunião de contas e boletos, notas fiscais, contratos, documentos civis, até bibliotecas, fotos, escritos, registros de viagens, desenho dos filhos, coleção de objetos.

Devido ao seu conteúdo, muitas vezes esses arquivos são fontes valiosas de pesquisa e se tornam úteis quando tratados e disponibilizados publicamente por entidades custodiantes e mantenedoras do acervo de origem pessoal.

Arquivos privados de políticos ou cientistas podem ser fontes históricas e de conhecimento muito relevantes. Outro exemplo são os documentos gerados por artistas, como esboços, rascunhos, croquis e versões não publicadas. Esses documentos, coletados dos arquivos privados e organizados para conhecimento público, podem ser encontrados em exposições ou requeridos às entidades para consulta e pesquisa.

Tanto os arquivos pessoais de interesse público, encontrados nas entidades de custódia, quanto os privados, encontrados em estantes e gavetas das nossas próprias casas, necessitam de uma ação fundamental para seu melhor aproveitamento: organização.

A organização pode seguir critérios simples ou elaborados, dependendo da complexidade do arquivo. A organização possibilita o controle da informação e o acesso rápido a ela, evita acúmulos desnecessários e facilita o planejamento e a realização de seu objetivo, seja ele ter seu material organizado, o desenvolvimento de uma exposição, ou ainda estruturar uma sala de memória.

Arquivos privados com maior complexidade ou volumosos demandam procedimentos mais criteriosos que auxiliem nos processos de organização e manutenção. Contar com ajuda profissional facilita essas ações e promove um trabalho de qualidade.

Empresas de gestão da informação oferecem experiência e profissionais qualificados para criar e desenvolver projetos de organização mais adequados às necessidades de cada tipo de arquivo.

Para situações comuns e menos complexas do dia a dia, a Redata preparou um material com dicas simples para ajudar a organizar aquela papelada espalhada pela casa, enfiada nas gavetas, perdida nas estantes.

Para acessar, clique em: https://redata.com.br/campanha/e-book-arquivos-pessoais/


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