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Dicas de Como Organizar Seu Arquivo de Documentos Pessoais

Foto contendo fotografias e papéis antigos, com escritos à mão, próximo de flores cor-de-rosa.

A organização de arquivos pessoais envolve, antes de tudo, a reunião e guarda de documentos ou itens que sirvam de fonte de informação caracterizam um arquivo, presente em ambientes corporativos, públicos e privados.

Um arquivo pessoal abrange desde documentos e itens da burocracia da vida até os que carregam as memórias de um tempo, de um sentimento, de relações pessoais. Pode ser a reunião de contas e boletos, notas fiscais, contratos, documentos civis, até bibliotecas, fotos, escritos, registros de viagens, desenho dos filhos, coleção de objetos.

Devido ao seu conteúdo, muitas vezes esses arquivos são fontes valiosas de pesquisa e se tornam úteis quando tratados e disponibilizados publicamente por entidades custodiantes e mantenedoras do acervo de origem pessoal.

A Importância da Organização de Arquivos Pessoais

Arquivos privados de políticos ou cientistas, por exemplo, podem ser fontes históricas e de conhecimento muito relevantes. Outro exemplo são os documentos gerados por artistas, como esboços, rascunhos, croquis e versões não publicadas. Esses documentos, coletados dos arquivos privados e organizados para conhecimento público, podem ser encontrados em exposições ou requeridos às entidades para consulta e pesquisa.

Tanto os arquivos pessoais de interesse público, encontrados nas entidades de custódia, quanto os privados, encontrados em estantes e gavetas das nossas próprias casas, necessitam de uma ação fundamental para seu melhor aproveitamento: organização.

A organização pode seguir critérios simples ou elaborados, dependendo da complexidade do arquivo. Acima de tudo, a organização possibilita o controle da informação e o acesso rápido a ela. Evita acúmulos desnecessários e facilita o planejamento e a realização de objetivos, como ter o material organizado ou desenvolver uma exposição.

Em instituições custodiantes ou residências, a organização de arquivos é um passo crucial para otimizar seu aproveitamento. Dependendo da complexidade do acervo, é possível aplicar critérios simples ou elaborados. Empresas especializadas, como a Redata, oferecem serviços profissionais para garantir a eficácia na organização de arquivos mais complexos.

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