fbpx

Desafios na Gestão de Dados: Uma Análise Realista

Banner com ilustração de cabeça humana, dentro dela várias linhas interligadas, à sua volta os números 0 e 1, e desenhos de rede eletrônica.

O mundo está cada vez mais disponível. Hoje, você obtém a maioria dos dados e informações que precisa em tempo real, desde que esteja online. Por isso, as organizações enfrentam o desafio de gestão de dados, analisando criticamente seus negócios diante da nova realidade tecnológica e contemplando a evolução futura.

O mundo avança rapidamente da identificação física para a digital, conectando dispositivos, integrando sistemas com visibilidade de dados. Isso aprimora decisões, qualidade de produtos e serviços, satisfazendo os clientes. Mas vamos adentrar a dura e crua realidade do dia a dia nas empresas, fazendo algumas perguntas, que merecem respostas verdadeiras e reais. Como sua empresa está tratando os seus dados e informações:

  • Estão organizados e integrados?
  • Estão facilmente disponíveis?
  • Eles são confiáveis e seguros?
  • Estão em um sistema abrangente que os integra e os torna disponíveis para os tomadores de decisões?

 

Com mais de 30 anos de experiência em gestão da informação e organização de acervos, constatamos que poucas organizações respondem positivamente às questões formuladas acima.

Aqui está o grande desafio: dotar as organizações de condições adequadas para a gestão eficiente de dados presentes em documentos, muitas vezes dispersos entre diversas áreas. Isso evita retrabalho e melhora a qualidade das decisões. Para atingir essa qualidade é necessário uma base de dados e informações confiáveis, consistentes e ágeis.

Desafios na Gestão de Dados

É fundamental que as organizações considerem, também, a documentação do passivo (legado), quase sempre em formato físico, e integrem as informações ali contidas nessas bases de dados. A identificação e organização de seus acervos documentais possibilitam a elas a aproximação com sua história, bem como analisar seus erros e verificar seus acertos e conquistas. Tendo este acervo estruturado deve-se partir para digitalização dos dados e guardá-los em sistemas concebidos para, dentro da cultura empresarial, disponibilizá-los aos colaboradores que necessitarem.

Assim, é bom ter consciência de que a tecnologia executa, mas as pessoas é que são capazes de fazer as programações com base em conexões, bem como lidar com as incertezas e desenvolver coisas novas. São elas que elaboram possibilidades, cogitam o futuro e fazem as escolhas. As ferramentas tecnológicas precisam ser programadas com critérios objetivos e claramente definidos. Elas são e serão cada vez mais uma realidade em nossas vidas e precisaremos estar preparados para conviver com elas, bem como extrair todo o potencial de otimização dos processos de negócio que detêm.

Em meio a esse cenário desafiador, a gestão de dados emerge como a chave para impulsionar o futuro das organizações. Organizar, integrar e garantir a segurança dessas informações são passos cruciais para uma tomada de decisão eficiente. Enfrentar esse desafio não apenas otimiza os processos de negócios, mas também possibilita às empresas explorar o potencial de suas informações, promovendo um ambiente mais sustentável.

 

Texto escrito por Antonio Zuvela, dirigente do Instituto Vida e Carreira e palestrante sobre temas estratégicos e comportamentais e processos de Coaching Biográfico, em parceria com Mariza Cardoso, bibliotecária e sócia-proprietária da Redata Organização da Informação. Colaboraram na edição e revisão Felipe Lorenzi e Juliana Carminhola.

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação inteligência artificial LGPD memória corporativa normas planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!