Blog

Ideias

Mapa mostra a poluição do ar no planeta em tempo real

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

 

Em um de seus últimos relatórios, publicado em setembro de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 92% da população global respira ar de má qualidade, ou seja, com grau de poluição acima do tolerado para um padrão de vida saudável. Isso enquanto aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem por ano por causa de doenças ocasionadas pelos altos níveis de poluição atmosférica: nove em cada dez dessas mortes se dão em países de baixa renda.

 

E dois terços dos óbitos ocorrem no Sudeste Asiático e no Ocidente Pacífico, as regiões que incluem a Índia e a China, mostrando o preço que o mundo todo vem pagando por um padrão de produção industrial “barato” e insustentável.

 

Quando o assunto é dano ao meio ambiente, perder-se em meio aos números é fácil. Porém um projeto francês premiado está facilitando a visualização do problema, dispondo e contextualizando dados de maneira “amigável”.

 

O AirVisual Earth foi divulgado em novembro último e consiste em um globo terrestre interativo que apresenta a poluição em tempo real pairando sobre continentes e oceanos. A ferramenta detalha a presença massiva de partículas menores que 2,5 micrômetros, aquelas que são consideradas especialmente nocivas à saúde. Foi feita também uma versão em duas dimensões e um aplicativo para smartphone.

 

As cores indicam qual o índice de qualidade do ar (AQI na sigla em inglês,): verde claro significa que o ar tem qualidade considerada “boa”, o vermelho indica um índice “não saudável” e, conforme vai escurecendo, se aproxima de padrões tidos como “perigosos”.

 

Mais do que alarmar a população mundial para riscos reais, a plataforma é útil para as áreas de saúde pública, gestão de seguros, geografia e estatística, entre outras.

 


Tags: -