Dominar as técnicas de organização da informação sem dúvida é um diferencial imprescindível àqueles que, como a Redata, se dispõem a tornar documentos ordenados e acessíveis para pessoas físicas e jurídicas.
No entanto, a mudança mais visível não está nessa expertise. O mais marcante é observar o quanto uma equipe coesa e bem orientada aplica uma mesma metodologia em uma coleção, seja esta um arquivo, uma biblioteca, repositório etc.
Eleger um método e segui-lo à risca cria o maior dos antídotos à perda de resultados por desorganização: a rotina.
O abandono (total ou parcial) de uma metodologia, por outro lado, leva ao caos: sem normas, como organizar, como tomar decisões, como tornar processos inteligíveis?
Diariamente documentos chegam, são processados e disponibilizados para os colaboradores que necessitam das informações para trabalhar. O estabelecimento do chamado fluxo de informação como um dos processos da empresa torna esta atividade ágil, o que, claro, alavanca toda a grande engrenagem: a organização de modo geral se torna mais dinâmica, o que contribui diretamente para seu grau de competitividade e excelência.
Isso se aplica a uma série de setores. Porém, na gestão documental, a adoção rígida de procedimentos faz, sempre, toda a diferença.