Por lidar principalmente com arquivos, em suas mais variadas formas, pode-se imaginar que a Redata conte sobretudo com bibliotecários em sua rede de colaboradores. É verdade. Mas é verdade também que valorizamos formações diversificadas. Como buscar novos horizontes e desenvolver novas soluções numa empresa onde todos os funcionários têm os mesmos backgrounds? É necessário Multidisciplinaridade na Arquivística.
A equipe da Redata contou e conta com profissionais egressos de várias áreas do conhecimento, como História, Direito, Comunicação além, claro, de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Arquivologia. Acreditamos que tal pluralidade seja essencial nesta trajetória sólida de quase três décadas porque reforça a visão intelectual sobre atividades vistas a priori como burocráticas.
Levamos em conta também a complexa e abrangente gama de clientes à qual servimos: instituições de todos os portes, de setores os mais diversos, e — o que tem ganhado importância crescente — com culturas corporativas distintas, que exigem trato e tato específicos.
Há organizações, por exemplo, mais interessadas na Arquivística, em manter o acervo para contar a própria história, deixar registrado seu percurso, preservar um ativo tão material quanto imaterial, na medida em que os passos dados pela empresa ao longo do tempo impactaram tanto aspectos práticos (a qualidade de seus produtos/serviços, sua situação financeira etc.) quanto intangíveis (sua reputação, branding etc.).
E existe, por outro lado, grupos focados na preservação de documentos de caráter estritamente oficioso, visando o suporte a áreas como Jurídico, Recursos Humanos e Financeiro. Isso exige agilidade e boa dose de intimidade com a natureza dos papéis em questão.
Em ambos os casos exemplificados, diferentes olhares com diferentes vivências e conhecimentos costumam levar a um desempenho superlativo. E disso a Redata não abre mão.