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Revisão: o segundo passo

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

 

Uma vez diagnosticado o estado de um acervo, como projetar mudanças que tornem um serviço de organização da informação mais ágil e produtivo? Revisando as práticas anteriormente adotadas e propondo métodos novos e mais eficazes.

 

A etapa da revisão é o segundo passo crucial num programa de gestão documental. É quando são elaborados os procedimentos para sistematizar os processos arquivísticos e a tabela de temporalidade (aquela que, com base na legislação, determina quando e se um item pode ser descartado sem prejudicar os aspectos jurídicos da firma).

 

Também é neste momento que a Redata costuma realizar workshops para validar os novos protocolos com todos os envolvidos. Geralmente são criados, após as explicações, grupos de trabalho que executam tarefas rápidas a fim de compreender, na prática, como lidar com o acervo dali em diante.

 

Quando as áreas responsáveis por esse processo entendem os novos procedimentos e dão seu aval, o projeto está enfim pronto para começar a ser implantado. É sobre essa etapa da execução que vamos tratar no artigo da semana que vem. A gente se vê lá!

 


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