A inteligência artificial pode ajudar uma empresa a organizar documentos? Existem duas maneiras de responder a essa pergunta. A primeira é: sim, e muito. Empresas dos mais diversos ramos têm cada vez mais aprimorado e utilizado a capacidade de fazer máquinas, incluindo computadores, raciocinarem como seres humanos, entendendo esse recurso como essencial.
A segunda resposta possível é um pouco mais longa e começa de modo simples: sim, mas…
… Mas isso não dispensa o esforço intelectual de seres humanos nesse tipo de trabalho, sobretudo em grandes organizações, que podem chegar a gerir centenas de milhares de documentos e lidar com imprevistos todos os dias.
Num caso divulgado recentemente, uma multinacional que recebia, todo ano, currículos de 10 mil candidatos a trainee só no Brasil passou a adotar inteligência artificial (I.A.) no recrutamento. Agora, quem se inscreve no processo seletivo deve realizar um teste. Os funcionários da companhia com melhor desempenho também fazem a prova. Em seguida, os computadores cruzam os resultados dos dois grupos para detectar quais dos inscritos têm os perfis com mais chances de crescerem na empresa.
Essa é uma maneira de otimizar não apenas a guarda dos CVs, mas também a gestão do conhecimento da organização. Ou seja, auxiliar tomadores de decisão a administrar melhor suas tarefas e garantir resultados mais assertivos e produtivos para a empresa como um todo.
Ainda assim, se você reparar bem, foi preciso antes que alguém definisse uma estratégia para aplicar a inteligência artificial com sucesso.
A utilização da I.A. na organização de informações das companhias tem também se voltado para o reconhecimento automático de documentos. Isso por meio de sua forma e tipologia, classificando-os automaticamente. Para isso, os computadores são programados para seguir uma lógica de processo que define, por exemplo, o prazo de conservação e o local onde cada item será guardado.
E, se você pensa que essa lógica, esse raciocínio “ensinado” às máquinas, é planejado, vistoriado e (eventualmente) ajustado por uma pessoa altamente especializada em organização da informação, você acertou. O limite para a inteligência artificial ainda é a inteligência humana. Ao menos por enquanto…