fbpx

Ansiedade e produtividade em tempos de pandemia

Foto de quadrados de madeira, alguns deles estão por cima dos outros, escrevendo a palavra "Anxiety".

Neste período atípico, em meio ao isolamento social, estamos nos transformando em seres ainda mais conectados e ativos no mundo virtual, o que nos leva a refletir sobre as consequências disso sob a perspectiva do excesso de informação e organização do tempo, impactando diretamente a nossa produtividade. Como lidar com isso de forma saudável?

Se antes da Pandemia ocasionada pela Covid-19 já existiam mais informações do que conseguíamos consumir, agora vivenciamos uma variedade e quantidade de eventos virtuais diários. Podemos ter durante o dia várias reuniões de trabalho, webinars, lives e dificilmente damos conta de participar de tudo. Paralelo a isso ocorrem, também, vários encontros virtuais com familiares, amigos, além dos cursos que sempre quisemos fazer e agora disponibilizados gratuitamente.

Dicas para controlar a ansiedade

Esse cenário nos leva a fazer auto cobranças para sermos super produtivos e darmos conta de tudo. Como produzir melhor em tempos incertos que nos deixam ansiosos por não sabermos o que virá pela frente? Para controlar a ansiedade, natural do contexto em que vivemos, separamos algumas dicas.

Dica 1: Realização da autogestão do tempo. É necessário organizar não só as nossas tarefas, mas também o período a dedicar para cada uma delas, seja por meio de agendas, aplicativos de temporizador de produtividade, ou a técnica Pomodoro (método para balancear o foco com pequenas pausas). Essas medidas podem contribuir bastante com a organização das atividades e equilíbrio do tempo.

Dica 2: Parar de revisitar constantemente nossas decisões. Pois isso pode ser muito exaustivo, cansa nosso cérebro e mente. Se pararmos para, com calma, absorver a situação, ver o que realmente está acontecendo e depois voltar às decisões a serem tomadas, ou até mesmo adiar algumas delas, se possível, podemos controlar a ansiedade e sermos mais assertivos.

Dica 3: Fazer qualquer atividade para se distrair. E, assim, sair da frente da tela do computador. Por exemplo, ler um livro ou fazer algum exercício de alongamento.

Por fim, é certo que temos que ser produtivos, mas que isso seja feito de forma saudável, em nosso próprio ritmo. É necessário que saibamos identificar as prioridades das nossas atividades profissionais para equilibrá-las com medidas de autocuidado que proporcionem nosso bem-estar pessoal.

Texto de Eveline Martins da Silva.

 

 

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! Explore nosso blog e escute nosso podcast para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

Fale conosco! Como podemos te ajudar?