Blog

Valores

Ansiedade e produtividade em tempos de pandemia

terça-feira, 14 de julho de 2020


Como lidar com isso de forma saudável?

Neste ano atípico, em meio ao isolamento social, estamos nos transformando em seres ainda mais conectados e ativos no mundo virtual, o que nos leva a refletir sobre as consequências disso sob a perspectiva do excesso de informação e organização do tempo.

Se antes da Pandemia ocasionada pela Covid 19 já existiam mais informações do que conseguíamos consumir, agora vivenciamos uma variedade e quantidade de eventos virtuais diários.

Podemos ter durante o dia várias reuniões de trabalho, webinars, lives e dificilmente damos conta de participar de tudo. Paralelo a isso ocorrem, também, vários encontros virtuais com familiares, amigos, além dos cursos que sempre quisemos fazer e agora disponibilizados gratuitamente.

Esse cenário nos leva a fazer auto cobranças para sermos super produtivos e darmos conta de tudo. Como produzir melhor em tempos incertos que nos deixam ansiosos por não sabermos o que virá pela frente?

Para controlar a ansiedade, natural do contexto em que vivemos, separamos algumas dicas.

A primeira é a realização da autogestão do tempo. É necessário organizar não só as nossas tarefas, mas também o período a dedicar para cada uma delas, seja por meio de agendas, aplicativos de temporizador de produtividade, ou a técnica Pomodoro (método para balancear o foco com pequenas pausas). Essas medidas podem contribuir bastante com a organização das atividades e equilíbrio do tempo.

Outra dica é parar de revisitar constantemente nossas decisões, pois isso pode ser muito exaustivo, cansa nosso cérebro e mente. Se pararmos para, com calma, absorver a situação, ver o que realmente está acontecendo e depois voltar às decisões a serem tomadas, ou até mesmo adiar algumas delas, se possível, podemos controlar a ansiedade e sermos mais assertivos.

A última dica é fazer qualquer atividade para se distrair e sair da frente da tela do computador como, por exemplo, ler um livro ou fazer algum exercício de alongamento.

Por fim, é certo que temos que ser produtivos, mas que isso seja feito de forma saudável, em nosso próprio ritmo. É necessário que saibamos identificar as prioridades das nossas atividades profissionais para equilibrá-las com medidas de autocuidado que proporcionem nosso bem-estar pessoal.

Texto de Eveline Martins da Silva, da equipe Redata.


Tags: - - - - -