fbpx

Ansiedade e produtividade em tempos de pandemia

Foto de quadrados de madeira, alguns deles estão por cima dos outros, escrevendo a palavra "Anxiety".

Neste período atípico, em meio ao isolamento social, estamos nos transformando em seres ainda mais conectados e ativos no mundo virtual, o que nos leva a refletir sobre as consequências disso sob a perspectiva do excesso de informação e organização do tempo, impactando diretamente a nossa produtividade. Como lidar com isso de forma saudável?

Se antes da Pandemia ocasionada pela Covid-19 já existiam mais informações do que conseguíamos consumir, agora vivenciamos uma variedade e quantidade de eventos virtuais diários. Podemos ter durante o dia várias reuniões de trabalho, webinars, lives e dificilmente damos conta de participar de tudo. Paralelo a isso ocorrem, também, vários encontros virtuais com familiares, amigos, além dos cursos que sempre quisemos fazer e agora disponibilizados gratuitamente.

Dicas para controlar a ansiedade

Esse cenário nos leva a fazer auto cobranças para sermos super produtivos e darmos conta de tudo. Como produzir melhor em tempos incertos que nos deixam ansiosos por não sabermos o que virá pela frente? Para controlar a ansiedade, natural do contexto em que vivemos, separamos algumas dicas.

Dica 1: Realização da autogestão do tempo. É necessário organizar não só as nossas tarefas, mas também o período a dedicar para cada uma delas, seja por meio de agendas, aplicativos de temporizador de produtividade, ou a técnica Pomodoro (método para balancear o foco com pequenas pausas). Essas medidas podem contribuir bastante com a organização das atividades e equilíbrio do tempo.

Dica 2: Parar de revisitar constantemente nossas decisões. Pois isso pode ser muito exaustivo, cansa nosso cérebro e mente. Se pararmos para, com calma, absorver a situação, ver o que realmente está acontecendo e depois voltar às decisões a serem tomadas, ou até mesmo adiar algumas delas, se possível, podemos controlar a ansiedade e sermos mais assertivos.

Dica 3: Fazer qualquer atividade para se distrair. E, assim, sair da frente da tela do computador. Por exemplo, ler um livro ou fazer algum exercício de alongamento.

Por fim, é certo que temos que ser produtivos, mas que isso seja feito de forma saudável, em nosso próprio ritmo. É necessário que saibamos identificar as prioridades das nossas atividades profissionais para equilibrá-las com medidas de autocuidado que proporcionem nosso bem-estar pessoal.

Texto de Eveline Martins da Silva.

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação inteligência artificial LGPD memória corporativa normas planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!