Como a gestão da informação pode ajudar a reduzir gastos das empresas? Conheça 4 maneiras!

Document Management System DMS .Businessman hold folder and document icon.Software for archiving, searching and managing corporate files and information.Internet Technology Concept.Digital security

 

Dentro da administração de um negócio, processos bem delineados de gestão da informação podem trazer diversos benefícios para uma empresa. A gestão documental pode impactar a economia de uma empresa, porque esse fluxo organizacional envolve atividades de planejamento, organização, controle, disponibilização e disseminação das informações, visando facilitar a tomada de decisões. Quer ver como isso funciona na prática? Veja três exemplos:

Economia de papel: De acordo com um levantamento realizado pela Associação para a Gestão de Informação e Imagem (AIIM), gastos com a utilização do papel (que envolvem material de escritório, tinta para impressão e energia elétrica) podem utilizar até 20% da receita da uma empresa. Com a gestão da informação pode-se evitar impressões, reimpressões e cópias desnecessárias, além de identificar quais documentos podem ser gerados e mantidos apenas digitalmente, sem a necessidade de uma versão física, levando a mais economia.

Tempo: Outro recurso que as organizações muitas vezes têm dificuldade em contabilizar é o tempo. Quando a organização de arquivos não é realizada da maneira apropriada, os colaboradores podem passar longos períodos procurando por documentos, diminuindo a produtividade e impactando negativamente nas metas internas. A gestão da informação possibilita que as informações sejam encontradas rapidamente e que o tempo do colaborador seja utilizado em tarefas mais produtivas.

Multas e juros por atrasos: A desorganização documental também pode fazer com as empresas tenham que pagar encargos após auditorias e outros processos de fiscalização quando não conseguem encontrar documentos. A Redata já ajudou um cliente a evitar o pagamento de uma multa de milhares de reais por localizar um documento comprobatório que a empresa não localizava.

Despesas com emissões de documentos já existentes: Quando os arquivos não estão ordenados e identificados de maneira clara, é possível que as empresas tenham retrabalho e custos extras com novas emissões de documentos que já existem. Recentemente, a Redata conseguiu identificar o produto documental de um serviço que o cliente estava prestes a contratar novamente por não encontrar a documentação produzida. A gestão da informação entra para realizar a organização dos dados armazenados, a

implantação de repositórios ou sistemas especialistas e de procedimentos relacionados ao fluxo de documentos e registros.

Há 35 anos, a Redata apoia empresas para que possam explorar os benefícios da gestão da informação. Oferecemos a implantação de procedimentos de gestão da informação integrada para arquivos físicos e eletrônicos/digitais e realizamos a interface com as empresas de guarda externa contratadas pelo cliente.

Assim, o caminho entre arquivos, informações e responsáveis pelos processos fica evidenciado e rastreável, o que torna a gestão mais eficaz e resulta numa melhor tomada de decisões. Quer conhecer as soluções que a Redata oferece para aumentar a eficiência do seu negócio? Visite nosso site e siga-nos nas redes sociais!