Blog

Negócios

A importância de documentar processos

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Nem todas as empresas estão a par do quanto investir na organização de informações pode lhes poupar tempo e recursos materiais.

Há corporações que negligenciam os próprios documentos e acabam em apuros diante de uma consultoria ou mesmo de uma mera demanda jurídica de rotina.

Existem, porém, muitas outras áreas com fluxo de informação a ser ordenado, e uma das mais proveitosas nesse sentido é a documentação de processos.

Descrever com riqueza de detalhes as atividades das cadeias produtivas poupa tempo para os próximos treinamentos e facilita a inserção de novos colaboradores no quadro de funcionários — isso vale para o curto, o médio e o longo prazo.

Tão logo as informações a respeito de um processo (seus procedimentos, seus protocolos, seus “macetes” etc.) estejam registradas e acessíveis para futuros executores, tão logo uma maior agilidade nos treinamentos estará garantida.

Muitas vezes, no entanto, esses documentos são abandonados. Ficam desatualizados, inexatos e/ou, pior ainda, impossíveis de encontrar.


Tags: -