Sabe aquelas coisas que todo mundo, especialmente o público feminino, adora comprar? Perfumaria, maquiagem, sabonetes, cremes, séruns e vários outros produtos relacionados ao mercado de cosméticos. Existem vários órgãos regulamentadores neste setor, especialmente por serem relevantes em termos de saúde, já que entram em contato direto com a nossa pele e com o nosso corpo.
Você já reparou na quantidade de informações (incluindo informações técnicas) contidas em um simples rótulo ou embalagem de cosméticos? São dados sensíveis, que exigem organização para atender a cada fiscalização e regulamentação das diferentes áreas.
Por exemplo, você sabia que uma etiqueta e rotulagem não enviadas à Anvisa precisam ser mantidas por dois anos após a finalização do prazo de validade dos produtos? Ou seja: se uma empresa lança um cosmético, obrigatoriamente ela precisa manter todas as artes de etiqueta ou rotulagem pelo período citado anteriormente. Isso porque “a Anvisa e outros órgãos sanitários poderão solicitar os rótulos comercializados para atendimento a demandas judiciais, investigação de casos de queixas técnicas, desvios de qualidade etc. Caso a empresa não apresente um rótulo solicitado, o produto poderá ter a comercialização suspensa”, conforme site do Governo Federal.
Além disso, multas podem ser aplicadas por desconformidade, gerando prejuízo às organizações. Existem pelo menos seis normas que regulamentam a rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, com diferentes especificações técnicas de acordo com cada tipo e objetivo dos produtos.
Atuação da Redata em Assuntos Regulatórios de Cosméticos
A Redata cuida de todo o processo de inteligência da gestão da documentação e informação. Tanto em meio físico quanto eletrônico, em conformidade com a legislação arquivística e regulatória vigentes.
Somos grandes parceiros da área de Assuntos Regulatórios de empresas nacionais e multinacionais das áreas Farmacêutica e de Cosméticos, onde aplicamos projetos que vão muito além da gestão documental. Algumas das etapas do processo são captar todo o tipo de informação em diversas fontes (Anvisa, SharePoint, Servidor interno etc), alimentar os bancos de dados, extrair informações das fontes confiáveis, validar os dados, conferir novos sistemas de gerenciamento etc.
Parece complexo, certo? Pois realmente é. Todo esse trabalho exige muita capacitação profissional, inovação constante em processos, tecnologia e conhecimento, além de muita experiência.
Se você precisa de ajuda com organização das informações no setor de cosméticos, fale conosco.