fbpx

Levantamento setorial: indicadores confiáveis exigem documentos em dia

Foto de uma mão segurando uma caneta apontando para uma folha de papel com gráficos que está em cima de uma mesa de madeira.

Posicionar seu negócio requer constante monitoramento, verificando tendências, antecipando necessidades e avaliando o panorama do setor. Nesse contexto, o Levantamento Setorial torna-se essencial, otimizando estratégias para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Por exemplo, um episódio recente mostrou que ainda existem searas da economia que patinam ao tentar verificar suas forças e fraquezas. Uma entidade setorial divulgou que o desempenho do varejo nos shoppings cresceu 7,5% do Natal de 2018 para o de 2019 — enquanto outra afirmou que sete em cada dez lojistas declararam que o comércio natalino foi mais fraco do que no ano anterior.

Diante de tamanha inconsistência, em quem confiar?

Para este ano, é certo que tais organizações terão de ser mais transparentes com relação aos métodos adotados e aos dados coletados. Isso permitirá que se deduza, por exemplo, que talvez a maioria dos varejistas notou movimento mais fraco, mas a minoria que avançou conseguiu puxar para cima as vendas natalinas como um todo — algo possível, porém muito improvável.

Fazer um levantamento setorial requer uma metodologia clara e rigorosa. Quem quer que vá conferir os detalhes das estimativas de venda, por exemplo, tem de estar ciente do alcance e das limitações do estudo realizado com lojistas.

Documentos que comprovem a receita no período indicado são essenciais. Uma auditoria externa pode ser importante para checar informações e delimitar critérios — em outras palavras, pode atuar como o “fiel da balança” e, no fim das contas, chancelar o levantamento.

Para gerar indicadores confiáveis, documentos em dia são fundamentais. Só assim é possível seguir um método de pesquisa que possa se repetir anualmente, nas datas-chave para o setor em questão. Vale para o varejo, vale para todas áreas da economia.

 

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! Explore nosso blog e escute nosso podcast para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

Fale conosco! Como podemos te ajudar?