fbpx

Mensurar dados para melhorar: os dados a serviço da gestão

À direita, uma mão segura uma caneta azul sobre uma folha de papel com gráficos coloridos, que por sua vez está sobre uma superfície de madeira.

Dentre as múltiplas vantagens de se ter o controle sobre as informações do seu negócio, uma das principais é a capacidade de mensurar dados. E, com base neles, tomar decisões mais bem embasadas.

No dia a dia de uma operação — especialmente quanto maior a empresa for ou quanto mais ela crescer —, a percepção dos gestores tende a se tornar mais falha se não estiver amparada em critérios objetivos.

Manter informações organizadas no ambiente corporativo torna a tomada de decisão mais clara e racional, possibilitando o planejamento criterioso de novidades, o aprimoramento de procedimentos básicos por meio da monitoração e a eventual correção de rotas, se necessário.

Sendo assim, de modo geral, a empresa pode classificar, agrupar e medir todas as atividades que registra.

Então, no caso de contratos com fornecedores, é possível verificar os valores praticados entre as partes, sua evolução, e identificar quais acordos devem ser revistos e quais já não fazem sentido na conjuntura atual. Isso é uma desatenção mais onerosa e mais frequente do que a maioria das empresas gostaria de admitir.

Por exemplo: o acervo de companhias pertencentes ao ramo chamado de economia criativa. Essas empresas costumam gerar arquivos ricos em ideias e conceitos. Logo, esse acervo se torna uma valiosa fonte de informações para terceiros (podendo até virar uma fonte de renda paralela). Mas também para o próprio negócio, que consegue reciclar suas concepções parcialmente inspirado em êxitos do passado.

Embora bem distintos, ambos os casos demonstram o quanto a organização da informação é capaz de promover melhorias com base no histórico corporativo.

Sua empresa busca resultados melhores mantendo-se atenta ao próprio acervo, ou as decisões são mais “intuitivas” e desprovidas de parâmetros realistas? Então conte para nós nos comentários!

 

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! Explore nosso blog e escute nosso podcast para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

Fale conosco! Como podemos te ajudar?