fbpx

Desafios na Gestão de Dados: Uma Análise Realista

Banner com ilustração de cabeça humana, dentro dela várias linhas interligadas, à sua volta os números 0 e 1, e desenhos de rede eletrônica.

O mundo está cada vez mais disponível. Hoje, você obtém a maioria dos dados e informações que precisa em tempo real, desde que esteja online. Por isso, as organizações enfrentam o desafio de gestão de dados, analisando criticamente seus negócios diante da nova realidade tecnológica e contemplando a evolução futura.

O mundo avança rapidamente da identificação física para a digital, conectando dispositivos, integrando sistemas com visibilidade de dados. Isso aprimora decisões, qualidade de produtos e serviços, satisfazendo os clientes. Mas vamos adentrar a dura e crua realidade do dia a dia nas empresas, fazendo algumas perguntas, que merecem respostas verdadeiras e reais. Como sua empresa está tratando os seus dados e informações:

  • Estão organizados e integrados?
  • Estão facilmente disponíveis?
  • Eles são confiáveis e seguros?
  • Estão em um sistema abrangente que os integra e os torna disponíveis para os tomadores de decisões?

 

Com mais de 30 anos de experiência em gestão da informação e organização de acervos, constatamos que poucas organizações respondem positivamente às questões formuladas acima.

Aqui está o grande desafio: dotar as organizações de condições adequadas para a gestão eficiente de dados presentes em documentos, muitas vezes dispersos entre diversas áreas. Isso evita retrabalho e melhora a qualidade das decisões. Para atingir essa qualidade é necessário uma base de dados e informações confiáveis, consistentes e ágeis.

Desafios na Gestão de Dados

É fundamental que as organizações considerem, também, a documentação do passivo (legado), quase sempre em formato físico, e integrem as informações ali contidas nessas bases de dados. A identificação e organização de seus acervos documentais possibilitam a elas a aproximação com sua história, bem como analisar seus erros e verificar seus acertos e conquistas. Tendo este acervo estruturado deve-se partir para digitalização dos dados e guardá-los em sistemas concebidos para, dentro da cultura empresarial, disponibilizá-los aos colaboradores que necessitarem.

Assim, é bom ter consciência de que a tecnologia executa, mas as pessoas é que são capazes de fazer as programações com base em conexões, bem como lidar com as incertezas e desenvolver coisas novas. São elas que elaboram possibilidades, cogitam o futuro e fazem as escolhas. As ferramentas tecnológicas precisam ser programadas com critérios objetivos e claramente definidos. Elas são e serão cada vez mais uma realidade em nossas vidas e precisaremos estar preparados para conviver com elas, bem como extrair todo o potencial de otimização dos processos de negócio que detêm.

Em meio a esse cenário desafiador, a gestão de dados emerge como a chave para impulsionar o futuro das organizações. Organizar, integrar e garantir a segurança dessas informações são passos cruciais para uma tomada de decisão eficiente. Enfrentar esse desafio não apenas otimiza os processos de negócios, mas também possibilita às empresas explorar o potencial de suas informações, promovendo um ambiente mais sustentável.

 

Texto escrito por Antonio Zuvela, dirigente do Instituto Vida e Carreira e palestrante sobre temas estratégicos e comportamentais e processos de Coaching Biográfico, em parceria com Mariza Cardoso, bibliotecária e sócia-proprietária da Redata Organização da Informação. Colaboraram na edição e revisão Felipe Lorenzi e Juliana Carminhola.

 

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! Explore nosso blog e escute nosso podcast para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

Fale conosco! Como podemos te ajudar?