Como combater o abismo digital dentro das organizações

Abismo digital é uma preocupação dos CEOs

Cerca de 40 milhões de brasileiros não conseguem acessar ou fazem uso precário da internet, de acordo com dados de 2019 do IBGE. Esta informação reflete dois dos grandes desafios para a transformação tecnológica do país: o abismo digital e a conexão desigual no Brasil. 

De acordo com o pesquisador Paul DiMaggio, o conceito de abismo digital se refere às desigualdades no acesso à Internet, englobando desde a extensão de uso, conhecimento das estratégias de busca, qualidade das conexões técnicas e suporte social, além da capacidade de avaliar a qualidade da informação e diversidade de usos. 

O assunto tem se tornado um tema central dentro das organizações. Em pesquisa recente da Consultoria PWC, no relatório “Preocupações dos CEOs”, os dados revelam que 81% da população com 10 anos ou mais usam a internet, mas somente 20% têm acesso de qualidade à rede. O estudo aponta que o país terá grandes dificuldades de avançar no processo de digitalização enquanto o acesso à internet continuar a ser desigual.

Cabe às empresas investirem na digitalização dos seus processos, mas essa pode ser uma tarefa demorada e custosa. Dentro das organizações, a transformação digital incide diretamente sobre a gestão documental. Diante deste cenário, a Redata entende que a digitalização de processos e documentos deve ser cautelosa e adaptada à realidade de cada negócio. Por isso, a empresa oferece serviços para o planejamento e realização deste processo de forma segura e adequada. 

E, para as empresas que ainda não conseguiram se inserir no mundo digital, a Redata implanta metodologias adequadas de arquivamento para possibilitar consultas ágeis e rastreáveis. Estudamos o método de organização ideal para o seu tipo de negócio e oferecemos suporte para a equipe ou o responsável pela gestão. 

Seja o seu acervo físico ou eletrônico, oferecemos serviços de manutenção ao projeto implantado.  Quer conhecer mais recursos que a memória corporativa pode proporcionar ao seu negócio? 

Conheça a Redata, nossas soluções e confira nossas redes sociais!