fbpx

3 coisas que você precisa saber sobre a Gestão Documental

Homem em pé segura notebook enquanto digita; e os escritos "3 coisas que você precisa saber sobre Gestão Documental".

A gente entende que os conceitos de Gestão Documental podem ser difíceis de entender. Então, é comum que pessoas e empresas tenham a necessidade de fazer a gestão e organização dos seus documentos, mas, em alguns casos, não sabem o nome deste serviço específico.

Para te ajudar a esclarecer essa dúvida de vez, separamos três conceitos super importantes. Vem com a gente!

O que é exatamente o serviço de Gestão Documental?

Gestão Documental é um serviço especializado que resulta na organização dos documentos (pode ser de uma empresa ou de uma pessoa física) e permite definir técnicas de arquivamento, controle, consulta e eliminação segura dos arquivos.

Como saber se minha empresa precisa disso? 

Se você está pensando e pesquisando sobre isso, provavelmente você já precisa de Gestão Documental. Então, listamos cinco motivos que mostram que é hora de organizar os documentos da sua empresa:

  1. Quando arquivos e documentos não são facilmente localizados;
  2. Quando não trazem a informação necessária;
  3. Quando representam apenas dados dispersos e sem utilidade;
  4. Quando não é possível encontrar fontes de informações confiáveis de fácil e rápido acesso;
  5. Quando os processos não estão definidos.

Se você se identifica com pelo menos um, entre em contato com a gente!

Como a Redata faz o trabalho de Gestão Documental? 

A Redata aplica metodologias específicas e personalizadas para organizar os documentos de uma empresa ou de uma pessoa física. É importante explicar que estes arquivos são muito valiosos, pois eles carregam o conhecimento e a inteligência dos negócios!

Então, uma das primeiras etapas do projeto é fazer uma triagem criteriosa dos documentos, entendendo quais arquivos podem ser eliminados, digitalizados, conservados e preservados.

Por exemplo, imagine o servidor de uma empresa:

Muitas pastas, arquivos nomeados sem padronização, arquivos salvos em computadores e que não constam no servidor, arquivos que poderiam ser excluídos, documentos faltantes e que são obrigatórios para uma organização ou audição, atas de reuniões, estratégias comerciais e uma infinidade de material.

Esse cenário é muito comum para nós! Com conhecimento técnico e equipe especializada, aplicamos as melhores metodologias, incluindo a Tabela de Temporalidade Documental, que é totalmente personalizada. Sendo assim, para cada cliente, consideramos seus processos, cultura, normas reguladoras e necessidades específicas, sempre respeitando a legislação vigente, com olhar atento e cuidadoso aos detalhes.

E agora, conta pra gente: conseguiu entender melhor sobre o serviço de Gestão Documental?

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!