fbpx

O que são dados estruturados e como a gestão de documentos facilita isso?

Pessoa em pé segurando um notebook, no fundo aparecem símbolos de progração; um ícone de quebra-cabeças sobrepõe a foto.

Dados estruturados são aqueles pensados desde a concepção para cumprir uma finalidade, seguindo padrão fixo e constante. Difere dos dados não-estruturados, que não obedecem a uma estrutura de organização. A arquitetura da informação é um recurso que facilita a obtenção e estruturação de dados, pois é uma maneira sólida e inteligente de padronizar a produção de conhecimento mediante formatos pré-estabelecidos.

A estruturação dos dados não deve seguir necessariamente um formato convencional, afinal, a inteligência do negócio consiste em um alinhamento ao cotidiano e a compreensão do modelo mental dos colaboradores que acessam as informações, bem como da dinâmica do negócio e seus processos. Daí a importância de adotar metodologia personalizada na estruturação de uma arquitetura da informação.

A linguagem de programação está cada dia mais robusta e preparada para ordenar, agrupar e até mesmo interpretar dados. Para que isso seja possível, é de suma importância que a gestão documental esteja à serviço do aprendizado de máquina, isto é, padronizada de maneira que ferramentas de automação possam, de fato, facilitar o dia-a-dia de quem trabalha com informação.

Fases da implantação 

Estabelecer uma estrutura de informação é uma tarefa que deve ser realizada em paralelo com a organização documental. O risco que algumas empresas correm ao pular etapas ou não atentar aos recursos da gestão de documentos, com a colaboração de profissionais especializados, pode revelar-se uma decisão equivocada a médio prazo.

Passadas as etapas de organização e estruturação de dados, o desafio de transformá-los em conhecimento passa principalmente pelas pessoas. Treinar a equipe responsável por manipular e observar os documentos e informações do negócio é muito importante, pois não há automação ou aprendizado de máquina capaz de substituí-los na gestão do negócio. É preciso capacitar pessoal, não apenas para realizar a gestão, mas também para fins regulatórios ou de compliance. 

Benefícios da estruturação 

Toda informação pode servir de insumo para a tomada de decisão, desde que devidamente organizada. Ao adotar metodologias de gestão documental é possível implantar rotinas de análises que, certamente, resultam em uma visão mais ampla do cenário setorial. É um passo importante para a chamada business intelligence, assunto que se destaca entre as tendências de mercado previstas para o próximo ano. 

A corrida tecnológica não é mais uma previsão e sim uma certeza, e deixar de oferecer insumos para a inovação pode ser considerado um atraso. Da mesma forma, é certo que mudanças políticas e ambientais irão impactar nos negócios. Quer saber mais sobre como apoiamos a transformação de dados em informação? Conheça a Redata, nossas soluções e siga-nos nas redes sociais.

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!