fbpx

Por que a internet ainda não facilita a abertura de um negócio?

Foto de uma mulher com as mãos na cabeça, ela está com os cotovelos apoiados na mesa, que contém notebook, cadernos, óculos e celular.

As ferramentas digitais andam longe de satisfazer paulistanos e cariocas interessados em abrir novos negócios. É isso que aponta o Smart Cities Index (SCI) 2019. Trata-se de uma pesquisa global conduzida pelo do World Competitiveness Center do International Institute for Management Development (IMD), uma escola de negócios sediada na Suíça.

O estudo compara dezenas de cidades mundo afora segundo diversos critérios. No geral, São Paulo e Rio de Janeiro ficaram em 90º e 96º lugar no SCI, respectivamente.

No quesito “Serviços online fornecidos pela cidade facilitam a abertura de novos negócios”, especificamente, ambos os municípios brasileiros acabaram abaixo da média mundial de 60 pontos: SP ficou com 52,62 pontos, e o Rio, com 36,94 pontos apenas.

Os próprios habitantes das duas maiores cidades do Brasil fizeram a avaliação. Ou seja, SP e Rio ficaram na lanterna porque seus moradores têm percepção negativa sobre as soluções digitais que elas oferecem.

“Potencialmente, a tecnologia pode ajudar, mas ela precisa ser inserida no contexto certo”, disse em entrevista ao Estadão o professor-adjunto de economia e competitividade do IMD Christos Cabolis.

O acadêmico, que dirigiu a pesquisa, lembra que novas tecnologias podem até ajudar a melhorar os resultados, mas para isso elas têm de ser bem aplicadas — o que parece não ser o caso ultimamente.

Diante da burocracia para abrir um negócio no Brasil, manter documentos em ordem e atualizados é ainda mais fundamental. Sua empresa se dedica a organizar documentos de maneira eficiente?

É possível conferir o SCI 2019 na íntegra (em inglês) clicando aqui.

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ?
Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!