fbpx

Profissional da informação: os próximos passos no mundo corporativo

Foto de uma mulher segurando um tablet ao lado de um armário de servidor.

Com as empresas sob cada vez mais pressão de seus pares — aumentando a competitividade — e do Estado — com exigências legais e regulatórias, além de tributárias —, contar com experts em informação se mostra mais e mais fundamental para sobreviver e prosperar.

Mas o que impede tantas organizações de investirem na gestão de documentos? Já sabemos que colocar os dados de uma empresa em ordem não é tarefa para qualquer um, que negligenciar essa área é uma receita pra o fracasso, e também que as corporações que dedicam parte do orçamento a esse fim se destacam no mercado.

Talvez o que ainda falte seja perceber que, além de tratar do tema com seriedade, é preciso contar com profissionais dispostos a entender, de fato, a dinâmica da organização: suas particularidades, as necessidades mais urgentes no dia a dia, uma ideia de aonde se quer chegar em termos de gestão da informação.

Você conhece o termo Intraempreendedorismo?

Esse insight não é exatamente novo. Desde meados dos anos 1980, quando a Redata foi criada, se fala no chamado intraempreendedorismo. Mas esse conceito se popularizou de verdade na virada do século. Em poucas palavras, intraempreender significa empreender dentro de uma empresa.

Isso não se resume à ideia — muito em voga atualmente — da “mentalidade de dono”. Um intraempreendedor não age como se fosse proprietário de um negócio que não lhe pertence. Mas sim busca práticas e soluções para aprimorar os processos da empresa na qual atua. Em vez de replicar um modelo em série, procura ajustar sua expertise à realidade da organização, de modo a torná-la melhor.

Por isso, intrempreender é, também, uma maneira mais inteligente de trabalhar, um passo a mais, inclusive no que se refere à organização da informação.

Ao observar com atenção as carências e deficiências da empresa e usar a gestão documental para amenizá-las ou mesmo eliminá-las, o profissional da informação estará cumprindo plenamente o seu papel. Essa postura também visa ao crescimento da empresa, que por sua vez pode levar também ao avanço do departamento, equipe ou indivíduo responsável pela organização da sua informação.

O seu negócio se vale de especialistas com essa visão intraempreendedora? Conte para a gente na seção de comentários.

 

Descubra o universo da gestão documental com a Redata! ? Explore nosso blog para insights valiosos sobre organização de documentos, arquivos corporativos e mais.

 

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!