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Aplicando o conhecimento pessoal nos processos de negócio

Pessoas em reunião com papéis e um notebook sobre uma mesa.

A gestão do conhecimento pessoal é um conceito que surgiu de uma combinação de diferentes áreas do saber. Ela tem como foco ajudar os indivíduos a serem mais eficazes em ambientes pessoais, organizacionais e sociais. Pesquisas apontam que o uso do conhecimento pessoal está diretamente ligado a um aumento do êxito individual em ambientes de trabalho.

E, em um mundo cada vez mais competitivo, as organizações precisam gerenciar suas ferramentas de aprendizagem. Sejam elas das organizações ou dos colaboradores que a compõem – para desenvolverem novas habilidades de forma contínua. Cada pessoa gera uma carga de informações que pode ser utilizada de forma estratégica nas organizações.

Falar em gestão do conhecimento envolve entender como transformar o conhecimento tácito. Ou seja, aquele relacionado às experiências individuais, em conhecimento explícito, ou aquele formalizado e possível de ser compartilhado.

7 habilidades de gerenciamento de conhecimento pessoal

Pesquisador do tema, Paul Dorsey definiu sete habilidades de gerenciamento de conhecimento pessoal:

  • Recuperar informações: Em um cenário com grande produção de dados, os profissionais devem identificar quais são as informações relevantes para gerar conhecimento, processo que entende a informação em ação para resultados palpáveis.
  • Avaliar informações: A avaliação da informação se concentra tanto na qualidade quanto na relevância e pode ocorrer como parte do próprio processo de recuperação ou como uma fase posterior. A relevância diz respeito à pertinente em relação ao assunto em questão, já a qualidade está relacionada ao julgamento sobre a precisão das informações.
  • Organizar informações: Envolve o desenvolvimento de princípios coerentes para uma organização das informações para facilitar o processo de aprendizado, apoiando a conexão de novas informações com informações antigas dentro do sistema de processamento humano.
  • Colaborar em torno de informações: Realizar o trabalho em equipe em torno de informações que possam ser trabalhadas em conjunto com os propósitos estratégicos da empresa. Ouvir, mostrar respeito pela compreensão das ideias dos outros, desenvolver e seguir práticas compartilhadas, construir relacionamentos e resolver conflitos estão entre esses princípios,
  • Analisar informações: Fundamental para o processo de conversão da informação em conhecimento, a análise se baseia na organização da informação, indo além da classificação, para extrair significado dos dados.
  • Apresentar informações: Fazer todo esse conhecimento disponível ao público-alvo de forma simples e palpável. Uma apresentação eficaz pressupõe não apenas uma compreensão do público, mas uma compreensão clara do propósito da apresentação.
  • Proteger informações: Também é preciso garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade desses dados. Levando em conta a propriedade intelectual e a multiplicidade de questões de segurança decorrentes da explosão de ambientes digitais.

A importância da informação

A repetição da palavra informação não é à toa. Todo esse processo gira em torno da gestão da informação, disponível nos arquivos e documentos corporativos e nas vivências, experiências e saberes pessoais.

A gestão da informação é um conjunto de práticas que engloba as atividades de planejamento, organização, controle, disponibilização e disseminação das informações, visando facilitar a tomada de decisões. Por meio da aplicação de ferramentas e técnicas, é possível captar e reter esses conhecimentos pessoais importantes para o negócio, por meio de sua codificação e registro. Isso aliado à gestão documental permite a disponibilização e difusão das informações captadas de forma organizada e eficaz.

Há 35 anos, a Redata apoia empresas para que possam explorar os benefícios da gestão da informação. Oferecemos a implantação de procedimentos que ajudam a esclarecer o caminho entre arquivos e informações. Assim, os processos ficam mais evidenciados e rastreáveis, o que torna a gestão mais eficaz e resulta numa melhor tomada de decisões.

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