Como a falta de organização no trabalho pode afetar o psicológico dos profissionais

Como a falta de organização no trabalho pode afetar o psicológico dos profissionais

A organização no trabalho tem como propósito utilizar técnicas para planejar, organizar, controlar e comunicar tarefas de forma clara e eficiente, com o objetivo de impulsionar a performance dos profissionais. Quando ela é aplicada, proporciona um aumento de produtividade e melhora nos resultados. Por outro lado, a falta de organização no trabalho, além de prejudicar a produtividade, pode ter impactos na saúde mental e emocional dos colaboradores, aspectos mais difíceis de se detectar, mas que precisam de atenção.

De acordo com psicólogos e pesquisadores, conviver em meio à desorganização prejudica o funcionamento do cérebro, gerando estresse, desperdício de tempo, falta de foco e queda na qualidade das entregas. Além das questões organizacionais, é preciso cuidar para que o ambiente de trabalho seja propício ao bem-estar dos colaboradores, proporcionando condições para melhores resultados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental no trabalho como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Para isso, os profissionais precisam que alguns requisitos sejam atendidos, evitando, por exemplo, trabalhar em desordenados e caóticos. A falta de organização no trabalho pode ser evidenciada de várias formas, tanto pela falta de planejamento organizacional quanto por aspectos físicos, como pilhas de documentos nas mesas e armários sem organização e controle, dificuldade em localizar informações importantes, mau funcionamento ou carência de metodologias que auxiliem na organização de processos dentro da empresa.

Membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o médico Leandro Teles afirmou, em entrevista ao Jornal Extra, que a organização ajuda o trabalho do cérebro. No meio da bagunça e na busca por informações, é investido tempo e energia mental. Isso faz com que o cérebro se canse e diminua seu rendimento em tarefas de maior complexidade.

Contar com a organização de todo o conteúdo gerado por um negócio de maneira lógica, compreensível e factível, tornando-o facilmente rastreável, é uma das formas de prevenir os efeitos negativos da desorganização na saúde mental dos colaboradores.

Por isso, investir na organização no trabalho é benéfico tanto para a equipe quanto para o desempenho do negócio. Diante do desafio de organizar a informação de modo inteligente e otimizado, a Redata oferece soluções para gestão e controle de documentos para diversos tipos de negócios, dos mais variados portes. Este serviço considera o ciclo de vida dos documentos e normas reguladoras de cada categoria, por meio do estabelecimento de padrões e tabela de temporalidade documental.

Há 35 anos, a Redata apoia empresas para que possam explorar os benefícios da gestão da informação, fornecendo e implantando metodologias que auxiliam no desempenho seus colaboradores e um melhor aproveitamento dos recursos informacionais.

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