fbpx

Como a falta de organização no trabalho pode afetar o psicológico dos profissionais

Mulher está sentada em frente a uma mesa bagunçada, com notebook e papéis espalhados e desorganizados.

A organização no trabalho tem como propósito utilizar técnicas para planejar, organizar, controlar e comunicar tarefas de forma clara e eficiente, com o objetivo de impulsionar a performance dos profissionais. Quando ela é aplicada, proporciona um aumento de produtividade e melhora nos resultados. Por outro lado, a falta de organização no trabalho, além de prejudicar a produtividade, pode ter impactos na saúde mental e emocional dos colaboradores, aspectos mais difíceis de se detectar, mas que precisam de atenção.

De acordo com psicólogos e pesquisadores, conviver em meio à desorganização prejudica o funcionamento do cérebro, gerando estresse, desperdício de tempo, falta de foco e queda na qualidade das entregas. Além das questões organizacionais, é preciso cuidar para que o ambiente de trabalho seja propício ao bem-estar dos colaboradores, proporcionando condições para melhores resultados.

Entenda melhor a importância da organização no trabalho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental no trabalho como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Para isso, as empresas precisam atender a alguns requisitos, evitando, por exemplo, que os profissionais trabalhem em ambientes desordenados e caóticos. A falta de organização no trabalho pode se manifestar de várias formas. Por exemplo, como a ausência de planejamento organizacional e aspectos físicos, como pilhas de documentos desorganizados, dificuldade em localizar informações importantes e falta de metodologias eficientes para organizar processos.

Membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o médico Leandro Teles afirmou, em entrevista ao Jornal Extra, que a organização ajuda o trabalho do cérebro. No meio da bagunça e na busca por informações, é investido tempo e energia mental. Isso faz com que o cérebro se canse e diminua seu rendimento em tarefas de maior complexidade.

Como lidar com o desafio

Contar com a organização de todo o conteúdo gerado por um negócio de maneira lógica, compreensível e factível, tornando-o facilmente rastreável, é uma das formas de prevenir os efeitos negativos da desorganização na saúde mental dos colaboradores.

Por isso, investir na organização no trabalho é benéfico tanto para a equipe quanto para o desempenho do negócio. Diante do desafio de organizar a informação de modo inteligente e otimizado, a Redata oferece soluções para gestão e controle de documentos para diversos tipos de negócios, dos mais variados portes. Este serviço considera o ciclo de vida dos documentos e normas reguladoras de cada categoria. Isso por meio do estabelecimento de padrões e tabela de temporalidade documental.

Há 35 anos, a Redata apoia empresas para que possam explorar os benefícios da gestão da informação. A Redata fornece e implanta metodologias que auxiliam no desempenho seus colaboradores e um melhor aproveitamento dos recursos informacionais.

Quer conhecer as soluções que a Redata oferece para aumentar a eficiência do seu negócio? Visite nosso site e siga-nos nas redes sociais!

Outros Posts

Nuvem de Tags

administração pública arquitetura da informação arquivos corporativos arquivos eletrônicos arquivos físicos arquivística assuntos regulatórios backup bancos de dados biblioteconomia competitividade compliance contabilidade Covid-19 cultura organizacional dados estruturados descarte dicas digitalização dúvidas economia criativa educação empreendedorismo gestão da informação gestão do conhecimento gestão documental governança inovação instituições de ensino inteligência artificial LGPD memória corporativa planejamento plano de classificação privacidade produtividade profissional da informação recursos humanos saúde segurança da informação tabela de temporalidade documental tecnologia da informação tomada de decisão transformação digital ética

Cadastre-se e receba nosso conteúdo em seu e-mail!