Nichos de negócios em que a classificação de arquivos é tendência

A Redata presta serviços para os mais variados nichos de negócios – das microempresas às grandes multinacionais. Até mesmo acervos pessoais e bibliotecas podem contar com a expertise da Redata, que há mais de 30 anos acredita que a organização de documentos e gestão eficiente das informações pode trazer inúmeros benefícios. Recentemente, alguns destes nichos de negócios têm se destacado, e isso pode servir de alerta para empresas de segmentos correlatos. A gestão eficiente com foco na boa governança é uma tendência para diversos segmentos, mas alguns deles podem ser considerados destaques:
Imobiliário empresas que administram imóveis de grande porte, galpões e edifícios comerciais que necessitam de estruturas de documentação muito bem organizadas, tanto para atender às demandas internas como regulamentações de entidades que fiscalizam o mercado imobiliário. Em case recente, ao organizar toda a documentação dos imóveis de um dos clientes, a Redata constatou imóveis que já tinham sido vendidos, mas ainda geravam pagamento de impostos por falta de transferência de titularidade, o que trouxe melhor governança corporativa.
Cosméticos Este é um setor regulado por diversos órgãos. A indústria cosmética se reinventou durante a pandemia e apresentou alta nas vendas, além de ter se adaptado bem ao e-commerce e inovado os serviços relacionados aos produtos. Estes fatores contribuíram para um alto volume de produção de dados sensíveis, o que exige organização para atender a fiscalizações e regulamentações.
Farmacêutico Mesmo antes da pandemia, os assuntos que tangem este setor sempre exigiram muita cautela. Por lidar com a saúde, conta com órgãos fiscais extremamente rígidos e devem atender a diversas questões regulatórias.
Family Office Famílias que possuem patrimônios administrados em linhas sucessórias exigem um cauteloso levantamento de documentos. Geralmente, o Family Office aborda temas sensíveis e requer sigilo especial na contratação de empresas terceiras e exímia confiabilidade para contar com o auxílio de uma boa gestão documental.
Educacional – Faculdades, colégios e escolas de diferentes portes geram além do acervo acadêmico, um grande volume de documentos administrativos e financeiros, que necessitam de criteriosa catalogação e rastreabilidade. Além disso, lidam com dados sensíveis de corpo docente e discente, que devem ser geridos em compliance com as diretrizes do Ministério da Educação e outros órgãos regulatórios.


Independentemente do setor, é fato que negócios compreendidos por regulações específicas exigem cautela na gestão documental. Cada vez mais, a sociedade está atenta em como as empresas estão se adaptando às questões regulatórias, afinal, tais regras existem para garantir qualidade e segurança nos produtos e serviços ofertados.
Este pacto entre empresa e sociedade pode ser comprovado pelas boas práticas de gestão documental e por isso é tão importante investir no controle eficiente dos arquivos gerados nos negócios, como evidência e prova de conduta, viabilizando a recuperação da informação sempre que necessário.
Quer conhecer as soluções que a Redata oferece a diferentes nichos de negócios? Visite nosso site e confira nossas redes sociais!